Latcom

  • ESP
  • ENG
  • POR

Por que os especialistas em marketing aumentaram seu orçamento para publicidade OOH em 2022?

Após a queda na eficácia da publicidade digital, as marcas apostaram em 2022 na publicidade OOH. De acordo com um estudo publicado pela Outdoor Advertising Association of America (OAAA), o investimento publicitário fora de casa nos Estados Unidos aumentou 17,6% em comparação com 2021. Esse crescimento será maior este ano. Inovação, criatividade, segmentação, flexibilidade e controle são as vantagens competitivas que o meio oferece frente a outros canais.

Embora seja verdade que, na última década, os canais de marketing digital se tornaram a forma mais rápida e inovadora de fazer publicidade, a eficácia da publicidade na Internet está a diminuindo. Esta queda deve a múltiplos fatores, entre os quais se pode mencionar o excesso de licitação em SEO, a sobresaturação de mensagens para captar a atenção dos usuários, ou a desconfiança do consumidor em relação aos anúncios em RR.SS. Isto provocou uma mudança de tendência no investimento publicitário a favor do OOH e do DOOH dadas as novas oportunidades que apresenta este meio graças à incorporação das novas tecnologias no DOOH, o que permite, desde gerar anúncios dinâmicos, até ao lançamento de outros formatos interativos que permitam às marcas interagir com o seu público de uma forma personalizada.

“OOOH permite aos anunciantes chegar ao seu público-alvo em qualquer situação de consumo porque intercepta o consumidor onde quer que esteja, sem qualquer tipo de barreira. Às múltiplas opções que oferece o meio em termos de tipo de mídia, há que acrescentar a grande variedade de elementos disruptivos que reforçam a comunicação, e ferramentas poderosíssimas de medição”, afirma Cesar Angulo, Diretor de Desenvolvimento de Novos Negócios da Latcom: “Neste sentido, a tecnologia de nossa ferramenta, LMS (Latcom Media Services), permite aos nossos clientes o controle absoluto de suas campanhas desde a geração do brief até a obtenção de relatórios. Um dos grandes diferenciais desta solução é que se pode gerar o melhor plano de mídia em OOH, já que as ferramentas que compõem este serviço permitem otimizar segundo os objetivos do cliente. Graças ao LMS, não só é possível agilizar o planejamento e a execução das campanhas, mas também dispor de relatórios detalhados em termos de ROI e reach”.

A evolução do meio não se detém. As possibilidades em DOOH são infinitas e incluem desde os clássicos grandes formatos, ao mobiliário urbano e às telas LED com publicidade interativa, murais, instalações em cinemas ou aeroportos e suportes em meios de transporte com dispositivos inteligentes que mudam a criatividade publicitária em tempo real em função de múltiplos fatores como a climatologia ou o grupo demográfico ao qual se queira impactar.

E se há algo que torna esta opção ainda mais atrativa para os planejadores é a evolução que o meio oferece em sistemas de medição, dada a disponibilidade de ferramentas confiáveis que permitem a integração digital através de códigos promocionais ou códigos QR integrados nas criações publicitárias e a possibilidade de direcionar o tráfego para os sites dos clientes. As métricas obtidas graças ao OOH permitem resultados quantificáveis, que só podiam ser obtidos em campanhas online. Esse gigantesco ecossistema de dados também permite que os anunciantes criem campanhas mais personalizadas e hipersegmentadas de acordo com públicos muito específicos.

O meio OOH – e, mais especificamente, DOOH- agora também é capaz de proporcionar às marcas a confiança e os dados necessários para gerar planos de mídia eficazes, oferecendo a possibilidade de se direcionar à sua audiência com mensagens relevantes e medindo com precisão os resultados. Para a onipresença do canal, com uma ampla variedade de mídia outdoor e indoor, acrescenta-se, a precisão na efetividade dos resultados, o feedback das audiências e a medição em tempo real. Por isso, 2022 é o ano em que as marcas estão claramente apostando na publicidade OOH.