Latcom

  • ESP
  • ENG
  • POR

A efetividade do OOH em campanhas de E-commerce

63% dos consumidores que veem publicidade fora de casa têm maiores possibilidades de realizar uma ação on-line como visitar um site, comprar numa loja de e-commerce, fazer uma pesquisa ou baixar um aplicativo. O OOH é o meio que mais impulsiona a atividade online e oferece até 4 vezes mais resultados por dólar gasto que a TV, rádio e mídia impressa.

A publicidade OOH permite alcançar os consumidores em diferentes momentos de sua jornada fora de casa. Devido à natureza do meio exterior e à multiplicidade dos seus formatos e mídias – Outdoor, Indoor, Digital, Meios de Transporte, Mobile e Cinema, oferece CPMs mais baixos que os meios tradicionais, maximizando a eficiência em alcance e impacto e transformando-se em um canal de comunicação muito poderoso para as marcas.

Embora a publicidade OOH e DOOH potencialize qualquer plano de marketing, no caso das campanhas de e-commerce os resultados são mais evidentes. Por exemplo, uma pessoa que viaja diariamente para o seu trabalho e percorre todas as manhãs o mesmo percurso, tem quatro vezes mais probabilidades de realizar uma ação online do que alguém que consome um anúncio em meios tradicionais (mídia imprensa, rádio e TV). Isto faz do OOH uma grande oportunidade para os anunciantes que procuram posicionar as suas marcas e requerem uma ponte para o mundo digital.

E não é só isso. Além disso, os consumidores que veem publicidade fora de casa têm 63% mais probabilidades de fazer uma chamada para ação como visitar um site, comprar numa loja de e-commerce, realizar uma pesquisa ou baixar um aplicativo.

Ao ser consultada sobre a eficácia do OOH para o setor do e-commerce, Raquel Miara, Diretora Comercial de Novos Negócios na LATAM da Latcom, disse: “Meu conselho é sempre medir a sinergia gerada com o OOH, já que com um bom mix de meios, ferramentas tecnológicas aplicadas e pesquisa sendo o ponto chave, podemos influenciar as vendas e o awareness do produto ou marca que o necessitem”.

E acrescentou: “Rappi é um de nossos cases de sucesso mais recentes, onde o principal desafio foi demonstrar como o OOH retornou em vendas/pedidos ou downloads do app, além de aumentar o posicionamento da marca nos nove mercados onde opera. Rappi é um cliente que exige constante inovação e criatividade. Em Lima selecionamos totens nos bairros que eram alvo NSE alto e meio alto, onde colocamos um QR para redirecionar a um link de descarga. Na costa atlântica utilizamos um difusor de Wi-Fi em bares da areia para fornecer dados gratuitos aos usuários e dirigi-los para o app”.

Segundo o Rappi Mustache, o relatório publicado em março de 2022, o app registrou um crescimento de 22% nas vendas da categoria Foods & Pets durante 2021; e os números das verticais Drinks & Cigarettes e Pharma & Care tiveram um crescimento de 21% e 43% em vendas anuais, respectivamente.

Com números em constante expansão e tendências de consumo que exigem proximidade e experiências personalizadas, as possibilidades do OOH parecem enormes em um meio que permite otimizar o investimento e a execução de campanhas a nível local e regional, até trabalhar o top of mind, hiper segmentar audiências por micro zona e manter as vendas ativas no tempo.

Información sobre LATCOM:
A Latcom é uma empresa especializada em mídia OOH, criada para atender a demanda de publicidade out-of-home em mídia outdoor, indoor, digital, meios de transporte, mobile e cinema. Presta serviços locais e regionais para a América Latina, nas três fases do negócio: planejamento, implementação e controle. Emprega mais de 200 pessoas de forma direta e conta com uma ampla rede de parceiros estratégicos para gestão comercial e operacional em mais de 18 países da América do Norte e Europa, com projeção atual para o mercado asiático.